Serious Games: As novas ferramentas de aprendizagem

Como já falamos aqui o conceito de gamificação consiste no uso de mecânica e estética de games aplicados em contextos diferentes, como o empresarial e o educacional.

Serious Games

Pensados como forma de estimular as habilidades das pessoas de maneira mais natural, os chamados Serious Games estão ganhando mais espaço dentro do mercado de aprendizagem de adultos.

Serious Games são jogos que vão além do entretenimento. A proposta desses games é estimular e tornar mais atrativo, processos e métodos de aperfeiçoamento humano.

Games reproduzem de forma agradável as situações do cotidiano. Por isso, podem ser direcionados e aplicados em métodos de aprendizagem e aperfeiçoamento de talentos, por exemplo.

Dentro de um ambiente de desafio, colaboração e competitividade, os games são capazes de gerar dados de avaliação ou até determinar perfis de comportamento de um profissional.

Muito além de jogos educativos, a proposta dos serious games é criar ambientes atraentes para os jogadores, transformando a diversão também em um processo de autoaprendizagem.

Aprender não precisa ser chato.

Para envolver as pessoas é essencial manter a característica principal de qualquer jogo: A Diversão.

O desenvolvimento de uma história com personagens e seus conflitos, vai fazer com que o jogador se identifique e encontre a motivação necessária para terminar o jogo.

Por sua vez, as empresas precisam de ações que funcionem, produzam resultados, gerem engajamento e estejam alinhadas a um propósito.

Tornar esta experiência divertida é um fator determinante e deve ocupar um lugar de destaque na elaboração de uma solução de aprendizagem.

Games & Aprendizagem

Metas – todo game tem um objetivo a ser alcançado. Determinar objetivos claros facilitam o entendimento do que será aprendido.

Regras – quando entramos em um jogo, aceitamos as regras e nos propomos a cumpri-las. Geralmente nos jogos as regras em geral são criadas para impedir que o jogador alcance o objetivo pelo caminho mais óbvio, sendo forçado repensar sua estratégia.

Feedback em Tempo Real – nada é melhor do que saber se estamos indo bem. Nos games existem mecanismos como pontos de chegada e mudanças de fase que nos mostram resultados e estimulam o desempenho.

Trabalho em Equipe – quando jogamos em rede ou em grupo, nos tornamos mais abertos abertos ao compartilhamento de ideias ideias com pessoas que não conhecemos, sendo capazes de alcançar bons resultados através da soma de habilidades.

Hoje, precisamos aprender de forma integrada, em rede. Para isso é necessário estarmos abertos a aprender. Os serious games são a nova forma de avaliar e performar dentro das empresas.

Clique aqui e conheça toda a linha de jogos da Minovelt.

Fale Conosco

Não pode ser lido? Mude o texto. captcha txt